Translate

Buscar Artigo

quarta-feira, 18 de março de 2020

EPIDEMIA E PANDEMIA, BELA FICÇÃO E TRISTE REALIDADE

 E ai tudo na paz?

 Época difícil de pandemia de Coronavírus, da epidemia da dengue entre outras doenças, nos fazem pensar em como somos impotentes contra a natureza e sua variedades de vida, e como isso é muito bem mostrado na ficção, desde usada como arma biológica, até incidentes na ficção que poderia ser usado em estudos de avanço de doenças, chega mais e boa leitura.

Sangue Corrompido (World Warcraft 2005)


 Provavelmente um dos incidentes mais conhecidos do mundo dos jogos, o sangue corrompido é o exemplo perfeito de como uma doença se espalha por vários meios, mas ai vai a historia pra quem não conhece.

 Quando foi lançado o patch 1.7 Rise of the Blood God, veio com ela uma nova raid, Zul'Gurub, aonde os jogadores lutavam contra o Deus de Sangue Hakkar, e quem fosse o primeiro a atacar recebia uma doença, o sangue corrompido, que drenava a vida do marcado até a morte, o único jeito de tirar essa doença era terminado a raid derrotando Hakkar ou saindo da masmorra, mas por um erro de programação, os pets dos caçadores também recebiam essa doença, mas sem os efeitos que causava a morte (assintomáticos), mas ai vem a loucura, quando se saia da raid, os jogadores não carregavam a maldição, os pets sim, e essa maldição se espalhou  para os npcs ( Personagem não Jogáveis) e dos npcs passou para os jogadores, e o que veio depois foi um verdadeiro morticínio, não havia cura, os npcs e jogadores morriam aos montes, os curandeiros na época até tentaram criar áreas seguras mas em vão, em menos de 4 dias, Ventobravo e Orgrimar eram um grande cemitério de ossos e cadáveres.

 Muitos tentavam sair dessas áreas ondem haviam muitos casos, mas só serviu para espalhar mais a doença por todos os lados, foi preciso resetar os servidores mais de uma vez para consertar esse bug.

Veneno Verde ( The Division)


 Em The Division a historia se desenrola quando uma variação da varíola foi espalhada na época da black friday pelas notas de dólar, o que ficou conhecido como a gripe do dólar ou veneno verde, gerou um caos inimaginável, gerando áreas de quarentena, pessoas infectadas sendo isoladas das outras e mostrando o pior e o melhor das pessoas em momentos de desespero.

 Um fator que chama atenção é como o vírus se espalhou por algo que muitos tem uma certa acessibilidade, muitos tem na carteira, ou lida no dia a dia, que é o dinheiro, todos nós em algum momento pegamos nas notas e não sabemos sua trajetória, ou o quanto ela ta ''suja''.

Starter ( Arma biológica )


 Esse aqui merece uma pequena menção, não darei grandes spoilers, porque acho um ótimo livro de ficção futurista.

Em um determinado momento do livro, a personagem principal relembra de como a mãe morreu infectada por um míssil  biológico, que causou uma doença semelhante  a Pneumonia, que quando o míssil explodiu sobre a cidade elas se esconderam dentro do carro, mas a mãe foi acertada por um pequenino esporo da doença, morrendo em questão de dias, nos mostrando o quão perigoso uma doença pode se tornar nas mãos erradas ou gananciosas.

 Existem muitos outros exemplos na ficção, e cada um tem seu ponto de aprendizado. 

 E POR FALAR EM APRENDIZADO, VALE A PENA RESSALTAR DICAS DE COMO IMPEDIR DE ESPALHAR DOENÇAS, NÃO SÓ O CORONAVÍRUS.

HIGIENE BÁSICA

Lavar as mãos.


  O Básico do básico, lavando as mãos frequentemente impede uma porrada de doenças de se espalhar e causar danos a sua saúde e os da sua volta.

Passando álcool nas mãos


O ideal é álcool em gel, mas se não tiver a disposição, use o liquido, pois o que não pode é deixar de se proteger. passe no meio da mão e entre os dedos, se possível regularmente durante o dia.

 Se caso você for diagnosticado com coronavirus, lembre-se de avisar a todos a sua volta, colegas de trabalho e familiares, e isolamento por 28 dias, então prepara netflix e contas de jogos.

Por hoje é só amigos, ate outra hora e boa sorte a todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário